Franquia Lucrativa » Franchising » Como ter o retorno do investimento de uma empresa

Como ter o retorno do investimento de uma empresa

Se você está começando ou pretendendo começar um negócio não pode deixar de acessar este artigo e conferir como calcular o retorno que o investimento na sua empresa pode gerar futuramente.

     

Quando um empresário pensar em abrir uma empresa, uma das maiores dúvidas que passa pela sua cabeça é a respeito do fluxo de dinheiro ou de caixa, se eles conseguirão ser mais elevados do que o investimento requer.

A resposta desta questão não é das mais simples e se baseia no uso do método FCD (Fluxo de Caixa Descontado), um dos conceitos fundamentais dentro do mundo dos investimentos e finanças.

Para que ele seja aplicado de forma correta é preciso prestar bastante atenção em dois pontos essenciais:

1. Fazer uma estimação do fluxo de caixa que estará disponível ao investidor em um momento futuro, o qual também é nomeado como fluxo de caixa livre.

2. Aplicar dentro deste mesmo fluxo um desconto que o trará ao valor presente ou atual comparável, de modo a utilizar uma taxa própria para o desconto.

Fluxo de Caixa Livre

O fluxo de caixa livre é o dinheiro que fica para a empresa após o momento em que todas as pendências utilizadas são devidamente pagas. Em outras palavras, quando se investe capital em uma empresa o dinheiro vai para o terreno, prédio, máquinas, estoque, insumos, mãos de obras, despesas em geral e impostos. Assim, o dinheiro que restar ainda poderá ser utilizado como capital de giro ou em outras contas.

Taxa de desconto

O valor do dinheiro se modifica através do tempo, ou seja, o que hoje vale determinada quantia, daqui a dois anos não terá o mesmo valor, qual será este valor então? Essa é a pergunta que a taxa de desconto busca responder: qual o valor do dinheiro com o passar do tempo. Tal taxa é condicionada de acordo com o custo de oportunidade, o qual representa a taxa de retorno que é possível obter em um empreendimento similar com risco equivalente.

Valor Presente e Valor Futuro

Retorno de investimento pode variar de acordo com o tipo de negócio.

Calcular o prazo de retorno do investimento é essencial para não se frustrar.
(Foto: Reprodução)

Para fazer o cálculo e descobrir quanto seu investimento renderá em determinado período é possível utilizar a seguinte fórmula:

VP= VF/(1+i)^n

Onde:

» VP = Valor Presente
» VF = Valor Futuro
» i = Taxa de desconto (ao ano)
» n = Período do investimento
» ^ = Elevado/Potência

Dica importante

Não deixe de fazer planejamentos a cerca do seu investimento a curto, médio e longo prazo, pois desta forma você compreenderá melhor as perspectivas que alcançará, podendo também reformular o seu desenvolvimento operacional e de produção para atender as demandas que o mercado lhe oferecer.

Na plataforma do Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também é possível obter maiores orientações sobre esquemas para calcular o resultado operacional que uma empresa tem em determinado período.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?

You must be logged in to post a comment.