Como transformar minha empresa em uma franquia?

Hoje em dia são vários os empresários que estão em busca de transformar a sua empresa em uma franquia, para desta forma expandir os negócios. O franchising é a melhor alternativa que os administradores encontram para aumentar o negócio sem precisar de um investimento que parta do capital próprio ou empréstimos.

Transformar um negócio em franquias é também menos arriscado do que o investidor tirar do próprio bolso o capital inicial, pois no sistema de franquia este risco fica dividido entre aqueles que se candidatam a franqueados.

Confira então o passo a passo para transformar o seu empreendimento numa rede de franquias.

Gestão empresarial.
Transformando seu negócio em franquia.
(Foto: Reprodução)

Analise como se encontra a situação legal da sua empresa.
 Elabore um planejamento sobre o  processo de formatação da franquia.
Elabore um plano de expansão da rede a curto, médio e longo prazo.
Sistematize os processos de funcionamento da empresa para os futuros franqueados.
Elabore os contratos da franquia.
Selecione novos candidatos a franqueados.
Venda da marca da franquia a investidores.

Um passo essencial para que essa mudança no formato da sua marca se concretize com sucesso, é oferecer todo apoio e suporte aos franqueados antes, durante e após a inauguração das unidades. Para isso a Associação Brasileira do Franchising oferece fundamento ao empresário nesse processo de transição.

Caso deseje, é possível encontrar mais informações no site da Associação Brasileira do Franchising. Agora que você já sabe quais as etapas, já pode começar a fazer os planos para o seu empreendimento.

Acesse o nosso artigo sobre Sistema de Gestão Especializado em Franquias e conheça as característica e propriedades que são imprescindíveis ao investidor que pretende se adentrar no mundo das franquias.

Deixe um comentário