Franquia Lucrativa » Franchising » Passo a passo para abrir uma franquia

Passo a passo para abrir uma franquia

Dúvidas sobre como abrir uma franquia? Veja aqui o passo a passo deste processo, desde o cadastro para entrevista com o franqueador até o dia da inauguração.

     

Para abrir uma franquia, é necessário inicialmente que conheça todas as etapas que envolvem este processo, assim evitará diversos problemas na hora de assinar os contratos e posteriormente gerenciar seu empreendimento.

Caso haja interesse, deverá consultar a Lei de Franquias nº 8955/94, a qual organiza a forma como se dá o contrato (Franchising).

É importante que conheça seu próprio perfil e faça uma auto-avaliação para saber em qual tipo de investimento se encaixaria melhor, pois se o segmento escolhido gerar realização, terá sempre vontade e prazer em se dedicar mais ao negócio.

» 1º Passo: Cadastro e encontro com representantes da marca

Pessoas em atividades de negócios.

Encontro de negócios.
(Foto: Reprodução)

A princípio terá que preencher um cadastro, usualmente feito pela internet, para que a marca avalie seu perfil.

Caso chame atenção, uma reunião será marcada, onde será fornecida uma COF (Circular de Oferta de Franquia), documento com a finalidade de explanar sobre o que estará investindo, dispondo a respeito do perfil ideal de um franqueado, questões de montagem do negócio, histórico da franqueadora, entre outras características próprias.

É importante ressaltar que o candidato tem até 10 dias após o recebimento da COF para se posicionar e indicar sua posição.

Neste período poderá visitar alguma rede da marca a qual pretende fazer parte, assim se passando por cliente terá a oportunidade de conhecer na prática como funciona o negócio. Outra dica interessante é procurar ao menos dois franqueados e ter um bate-papo informal sobre o dia-a-dia de trabalho e como se dá a relação com o franqueador.

» 2º Passo: O contrato

Após tomada a decisão é hora de assinar os contratos. Este momento é crucial, portanto deve ser tratado com muita cautela, se necessário contrate um profissional que lhe auxilie no entendimento das informações, para que tenha clareza sobre o que está acordando.

» 3º Passo: Escolha e locação do imóvel

Um lugar com um bom fluxo de pessoas é essencial para o sucesso, então avalie se o imóvel pretendido está bem localizado e se essa zona lhe permitirá o pleno exercício das atividades da sua empresa. Em algumas situações é possível que a franqueadora lhe indique alguns lugares ou solicitem para aprovar o que você escolheu, lembre-se que ela também está em busca de lucros, assim procurará te auxiliar em diversos momentos.

Caso o local escolhido necessite de reformas permanentes, converse com o proprietário sobre descontos no aluguel, dessa forma ambos estarão sendo beneficiados.

» 4º Passo: A nova empresa

Quando todos os contratos forem devidamente assinados e registrados em cartório, sua empresa estará pronta para ser inaugurada, antes você e seus funcionários passarão por um treinamento com a franqueadora, onde aprenderão a conduzir desde os processos importantes aos mais básicos do negócio.

É neste instante que sua equipe poderá tirar todas as dúvidas. Não tenha medo de perguntar, quanto mais você souber sobre o negócio, mais chances de êxito terá.

» 5º Passo: Inauguração

Parabéns! Agora você já é um empresário e seu negócio poderá começar a funcionar. Antes de inaugurar procure fazer campanhas de marketing pela região, usar carros de som, fazer anúncios no rádio, distribuir panfletos, entre outros atos que promovam sua empresa ao público.

No dia da inauguração, se achar oportuno, faça promoções que incentivem seus clientes a voltarem outras vezes, criando assim seu público fiel.

Se dedique ao seu negócio e lembre-se que caso surja alguma dúvida ou receio, poderá sempre conversar com seu franqueador e com outros franqueados.

Acredite em você e não tenha medo, todos os negócios envolvem riscos. Não pule etapas, nem se precipite, se algo der errado terá consciência de que fez tudo que era necessário da forma correta.

Boa sorte!

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?

You must be logged in to post a comment.