A personalidade do empreendedor precisa estar ligada a seu tipo de negócio?

Ser um empresário, empreendedor ou investidor significa estar sempre em busca de seus objetivos, planos, sonhos e, principalmente, da sua autorrealização e independência.

Existem várias pesquisas que circulam no mundo dos negócios a respeito de quais são as características que levam uma pessoa a obter o tão famigerado sucesso no mundo do empreendedorismo, a resposta mais básica e encontrada de todas é o desejo que se tem pela realização pessoal.

Desejo o qual vem acompanhado de bastante determinação, dedicação e foco durante o desenvolvimento e operação de uma empresa, fazendo com que o gestor à frente acredite e seja apaixonado pelo que faz.

O que, no caso, é um fator fundamental para uma trajetória bem-sucedida: ter prazer e gosto em exercer a sua profissão. Assim é essencial que o investidor se identifique com o seu negócio, pois caso não o faça, a tendência é que ele naufrague aos poucos.

Tipo de negócio e perfil do empreendedor
Sucesso do empresário depende da sua ligação com o negócio.
(Foto: Reprodução)

Analisando seu perfil

Antes de escolher  por qual negócio investir é essencial que o empreendedor analise algumas características sobre o seu perfil e expectativas no  mundo dos negócios.

Exceto aqueles que entram como sócio-investidor, todos os empresários tem papéis a cumprir dentro de uma empresa, como gerir pessoas, cuidar das finanças, analisar os riscos e até mesmo arriscar, aceitar decepções e saber lidar com elas, tomar decisões que envolvem a gerencia, observar e atuar no dia a dia operacional, entre outros.

Para aumentar então a probabilidade de sucesso na carreira de empresário, é necessário além de uma análise criteriosa sobre a viabilidade econômico-financeira que envolve o negócio, ter afinidade com o produto ou serviço que o estabelecimento comercializará.

Esse momento de auto-análise deve conter uma avaliação sobre as competências que o futuro empresário tem, quais as habilidades que o negócio e exige e se o candidato está apto e disposto a desenvolver e se capacitar.

Dica importante

Caso você seja um consumidor fiel ou tenha uma paixão por determinada marca, uma boa opção de investimento são as franquias. A franquia é um modelo de negócio já formatado em que o investidor pode até fazer o test drive por um dia e analisar se ela se encaixa em seu perfil.

Atualmente, no mercado brasileiro, são mais de duas mil oportunidades que o empreendedor encontra para negociar dentro dos mais diversos segmentos, podendo assim escolher a que melhor se encaixar com o seu perfil e expectativas.

Se você está pensando em abrir um novo negócio, mas ainda não sabe em que investir acesse nosso artigo e confira como funcionam as franquias, um negócio que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado brasileiro.

Deixe um comentário