Se eu investir em uma franquia durante a crise, pode dar errado? Entenda os perigos desse negócio

A crise financeira vem afetando todo o planeta, a começar pela Europa, que passa por uma de suas fases mais delicadas em aspectos de finanças, mas não somente ela, as bolsas de valores de todo o mundo estão em queda, há instabilidade no câmbio e a inflação no Brasil tem cada vez mais projeções de elevação.

Para aqueles que não estão dispostos a estudarem como a crise está ocorrendo, é indicado que não se faça nada em questão de investimentos, pois é melhor do que tomar uma atitude impensada.

Investir dinheiro durante a crise é, acima de qualquer coisa, uma tarefa que exige flexibilidade, pois ao mesmo tempo tem que se enfrentar questões referentes ao seu universo financeiro pessoal, como por exemplo, o aumento dos preços em supermercados e no varejo em geral, juros aumentando nos setores bancários e o desemprego desolando milhares de pessoas.

Fica notável então que esta é uma proposta arriscada, mas que ainda assim, conforme especialistas é possível obter rendimentos com aplicações.

Negócios independentes

Segundo os especialistas da área de finanças, as indicações de ações durante um momento de crise são as seguintes:

→ Se a inflação está aumentando, procure investimentos que acompanhem a alta da inflação.

→ Se os juros estão aumentando, procure a renda fixa pós-fixada, que vai acompanhar o aumento da taxa de juros, neste caso se tem por exemplo as LFTs (Letra Financeira do Tesouro), que são os títulos do tesouro que acompanham a alta da Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e todos os títulos de dívidas privadas que são atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), conforme a taxa de juros aumenta o seu rendimento será maior.

Investimento durante a crise
Caso não se tome os cuidados necessários seu negócio pode falir.
(Foto: Reprodução)

Franquias

Já o investimento em franquias é muito recomendado, tendo em vista que ele se trata de um modelo de negócio que já é pré-formatado, ou seja, não acompanham as altas e baixas da economia brasileira.

Por exemplo, durante um momento em que a inflação e os juros estiverem em alta, o preço das taxas da franquias, como royalties, publicidade e marketing continuarão os mesmos.

» Um grande exemplo de investimento durante a crise que surgiu nos últimos tempos é referente à Grécia, o país esteve prestes a declarar um calote internacional e os títulos estiveram com preços bastante baratos e ofereciam uma rentabilidade altíssima, entretanto este era um negócio de bastante risco, uma vez que o país poderia não conseguir sustentar as suas dívidas.

Deixe um comentário