Franquia Lucrativa » Franchising » Sistema de Gestão Especializado em Franquias

Sistema de Gestão Especializado em Franquias

Confira neste artigo as característica e propriedades que são imprescindíveis ao investidor antes de entrar no mundo das franquias.

     

Uma quantidade considerável de empresas nos últimos anos se atentaram e optaram pela a oportunidade do franchising, uma estratégia que tem se mostrado bastante viável e com retorno. Entretanto, investir em uma franquia não significa necessariamente sucesso e lucro, é necessário um planejamento minucioso com estratégias, metas e objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazo.

Planejamento e Marketing

É importante que o franqueador faça uma avaliação do seu negócio observando e analisando as áreas em que já atua e quais pretende se inserir, pois assim pode aumentar as chances de sucesso e diminuir os riscos.

Empreender no franchising pede um planejamento que vise principalmente o longo prazo, buscando sempre inovar e se adaptar as condições e desafios do mercado.

Planejamento estratégico.

O planejamento é essencial.
(Foto: Reprodução)

Após ter elaborado o projeto de franchising é hora de trabalhar em cima do markentig, da publicidade da e propaganda. O cliente de toda franquia é o seu franqueado, assim é necessário que ele seja convencido que a marca na qual está investindo tem valor e é promissora.

Planejar o marketing é então uma tarefa importante para a motivação dos novos franqueados. Consultar aqueles que já se tornaram franqueados sobre campanhas de publicidade é uma boa ideia também para quem está começando.

O sistema operacional

Essa é sem dúvida a parte mais importante de todas, mas que é resultado do planejamento e do marketing. Este é o momento da ação, o sistema operacional envolve todos os processos que circulam dentro de uma franquia, com compras e vendas de produtos, equipamentos e serviços.

Quando o sistema operacional é compacto, propicia uma satisfação a todos que nele estão envolvidos, como clientes, franqueados e franqueadores. Assim se mostra a relevância de definir tais fatores anteriormente, como por exemplo, os fornecedores.

É aconselhável que se tenha unidades próprias além das franqueadas para que o franqueador observe e avalie como se opera e desenvolve o planejamento, analisando também os resultados obtidos para saber em que investir mediante as reações do mercado.

Gestão da equipe

É impossível em qualquer local de trabalho não haver ocasionalmente algum tipo de conflito, pois se trata de pessoas, cada uma age e reage de uma forma diferente diante das situações. Neste momento se ressalta então a importância de um administrador que tenha um espírito de liderança para saber guiar a sua equipe e ter consistência para resolver os problemas.

O franqueador deve também estar sempre aberto a ouvir as críticas e sugestões que os seus franqueados tem, não com um caráter deliberativo, mas sim consultivo. O Sebrae oferece a quem se interesse um serviço de atendimento online onde é possível conversar com um especialista e esclarecer eventuais dúvidas, acesse o site.

Caso você esteja pensando em abrir um novo negócio, mas ainda está em dúvida sobre no que investir, conheça em nosso artigo como funcionam as franquias, um tipo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?

You must be logged in to post a comment.