Casos de sucesso que inspirarão você a se tornar um empreendedor em franquias

Empresários bem sucedidos

Quando se fala no líder de uma empresa a primeira imagem que se vem a mente é a de um homem em um terno, certo?

Bem, é isso o que a maioria das pessoas acreditam. Entretanto, pesquisas mostram uma realidade totalmente diferente, pois de uns anos para cá o número de mulheres empreendedoras vem crescendo de forma exacerbante.

O crescimento nos últimos 10 anos atingiu o número de 21%, quantidade a qual é mais que o dobro do crescimento masculino nesta profissão, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas). Atualmente, 45% dos empreendedores individuais são do sexo feminino, resultando em 7 milhões de mulheres empresárias espalhadas pelo país.

O Brasil possui uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino de todo o mundo, desses 7 milhões de mulheres empreendedoras, 61 mil estão no segmento de franquias faturando, em média, cerca de 32% a mais que os homens que estão no mesmo ramo. Para reforçar esses dados e te inspirar a investir no mundo do empreendedorismo separamos dois casos de mulheres que obtiveram êxito em suas profissões, confira.

Empresários bem sucedidos
Casos de sucesso no mundo do empreendedorismo.
(Foto: Reprodução)

A primeira história é da empresária Luiza Travano Donatto, dona da reconhecida rede de franquias Magazine Luiza, primeira empresa brasileira que figurou na lista dos maiores do varejo mundial.

Mas essa história começou lá em 1957, quando Luiza e seu marido compraram uma pequena loja chamada A Cristaleira, na cidade de Franca, em São Paulo.

Ali teve início o que se tornaria futuramente uma das maiores redes de varejo do país. O negócio já em seu início deu tão certo que nos próximos anos começaria a se espalhar pelo estado, atingindo hoje uma marca de mais de 170 lojas espalhadas pelo Brasil.

O segundo caso de empreendedoras de sucesso é o da presidente da Dudalina, Sônia Hess de Souza. A empresária alanvancou, em apenas três anos, a rede de camisarias que a sua família já tinha de uma forma tão eficaz, que hoje o segmento feminino da marca chega a atingir cerca de 30% dos U$ 190 milhões que a empresa fatura anualmente.

Em 1984, ao voltar da Europa, onde esteve para fazer cursos de aperfeiçoamento, foi convidada por seus irmãos para expandir o negócio em São Paulo, já no ano de 2003 ela assumiu a presidência da empresa, que hoje é responsável por 50% das exportações brasileiras em camisaria masculina.

Transformar um negócio em sucesso muitas vezes não é uma tarefa fácil, pois exige bastante determinação e dedicação do empresário. Tenha foco e persista nos seus objetivos que você irá alcançá-los!

» Se você está no ramo dos negócios, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer seu investimento se tornar um sucesso, confira em nosso artigo algumas dicas para quem procura êxito nesta profissão.

Livros recomendados a quem está a procura de um negócio em franquias

Lista de livros para novos investidores.

O franchising é um modelo de negócios que já está perfeitamente consolidado no Brasil, pois oferece segurança ao investidor, uma vez que o mesmo estará empreendendo em uma marca que já tem sucesso comprovado.

Entretanto, é importante ressaltar que investir em uma franquia não é sinônimo absoluto de sucesso, é necessário que o empresário esteja preparado para se dedicar integralmente ao seu negócio até sua consolidação.

Para isso, é recomendável que além do treinamento que fará com a franqueadora, o gestor busque cursos extras, como por exemplo, por meio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) ou pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Livros também são uma boa opção para quem busca obter maiores conhecimentos neste segmento. Os especialistas do mundo dos negócios e empreendedorismo, afirmam que o segredo dos milionários é a leitura diária.

São diversas as áreas que um empresário deve ter conhecimento antes de abrir uma franquia, como por exemplo, marketing, legislação, gestão, relacionamento com a equipe e com os clientes, dentre outros. Por isso, preparamos uma lista com livros recomendáveis à pessoas que pretendem  iniciar no segmento de franchising.

→  Guia do Franqueado, por Paulo César Mauro.

→  Marketing para Franquias, por Filomena Garcia e Denis Santin.

Lista de livros para novos investidores.
Livros recomendados a novos franqueados.
(Foto: Reprodução)

→  Como tornar sua empresa uma franquia, do Sebrae.

→  Franquias Brasileiras, por vários autores.

→  Gestão Estratégia do Franchising, por Adir Ribeiro, Leonardo Marchi, Luis Gustavo Imperatore e Maurício Galhardo.

→  Franchising e Direito, por Luiz Felisberto Barroso.

→  Franchising na Alegria e na Tristeza, por Melitha Novoa Prado.

→  Parcerias Lucrativas, por Greg Nathan.

→  O Fator E, por Greg Nathan.

→  A Era do Acesso, por Jeremy Rifkin.

→  Parcerias Lucrativas, por Greg Nathan.

→  Finanças para Executivos Não-Financeiros, por William G. Droms e Jairo L. Procianoy.

→  O Líder Servidor, por James A. Autry.

→  O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança, por James C. Hunter.

→  Data e Varejo, por Maurício Moura.

» Todos os livros acima mencionados podem ser encontrados em portais de venda online na internet, como a Estante Virtual, Saraiva, Submarino, Cia dos Livros, entre outros.

Se você está pensando em abrir um novo negócio, mas ainda está em dúvida sobre em qual segmento investir, você não pode deixar de conferir nosso artigo sobre o que são franquias?, nele poderá descobrir como funcionam as franquias, um tipo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado brasileiro.

Como saber se uma franquia é associada a ABF?

Como saber s euma franquia é associada a ABF.

Criada em julho de 1987, a ABF (Associação Brasileira de Frachising) é uma entidade sem fins lucrativos e trabalha com a divulgação do franchising no país. Seu objetivo é divulgar, defender e promover este modelo de negócios, para isso conta com uma colaboração de diversas marcas nacionais e internacionais.

A ABF concede aos seus associados o Selo de Excelência em Franchising para os franqueadores que passam por um processo minucioso de avaliação de qualidade e tem duração de um ano.

O setor de franquias está em plena expansão no Brasil. Desta forma se torna importante saber quais as marcas que possuem credibilidade no mercado para um investimento que seja lucrativo, pois somente no último ano (2014), conforme dados da ABF, o setor de franquias faturou cerca de R$ 127,331 bilhões.

Como saber s euma franquia é associada a ABF.
Franquias associadas a ABF recebem Selo de Excelência.
(Foto: Reprodução)

Anualmente é realizada a ABF Franchising Expo, que é a maior feira de franquias de todo o mundo. Nela empresários, investidores e empreendedores se encontram para trocar de informações a respeito da área.

A feira acontece em São Paulo, a capital dos negócios no Brasil. Na feira são realizados cursos e workshops para esclarecimento de dúvidas e aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento do público visitante sobre como funciona a sistema de franchising no Brasil.

Para se tornar um franqueado da ABF são necessários alguns pré-requisitos que variam dependendo de qual a categoria de atuação, confira a seguir clicando nos links que direcionam a documentos da própria ABF.

Franqueador: BenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

Máster Franqueado RegionalBenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

Potencial FranqueadorBenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

FranqueadoBenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

FornecedorBenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

Conselho ou Associação de FranqueadosBenefíciosRegulamento e AnexosTaxas

A ABF conta também com a exposição de notícias a respeito do franchising em uma revista que é editada e comercializada pela própria associação, a Revista Franquia & Negócios.

Na processo de avaliação alguns fatores são observados como por exemplo, a qualidade e excelência do franqueador em sua práxis juntamente com seus franqueados, o modelo de negócio, bem como os produtos e serviços oferecidos.

Se você deseja saber se uma franquia é associada à ABF a única coisa necessária é acessar o Portal do Franchising e digitar na barra de pesquisa o nome da empresa desejada que aparecerá todas as informações à ela pertinentes, inclusive se ela é associada a ABF ou não, simples assim!

Como se tornar um Consultor de Franchising?

Consultoria empresarial.

A carreira de consultor é uma profissão bastante flexível, podendo uma pessoa entrar para esse ramo quando quiser. Diferente das outras profissões, a consultoria não exige nenhuma certificação ou licença para o exercício pleno.

O nível de confiança e crédito que um consultor independente terá, é baseado na sua experiência e em seu know how. Mesmo sendo um negócio fácil de se iniciar, realizar a consultoria vai depender de muitos aspectos.

Um consultor precisa ter conhecimento e experiências em diversas áreas, como marketing, contabilidade, vendas, finanças e planejamento empresarial. Deste modo, ser consultor é uma profissão indicada para quem tem experiências e conhecimentos práticos em atividades da área.

Consultoria empresarial.
A consultoria em franchising é uma boa ideia para quem deseja iniciar o próprio negócio.
(Foto; Reprodução)

Um dos primeiros desafios que giram em torno dessa carreira (que soa como promissora) é a flexibilidade necessária para a atuação em diferentes lugares estando em contato com pessoas diferentes.

Por isso, ser um consultor de sucesso é somente para poucos, os quais tem um perfil diferenciado das pessoas comuns, em sua personalidade carregam traços de comunicação, dinamismo, facilidade de relacionamento e adaptação.

As tarefas que um consultor pode exercer dentro de uma empresa são bastante singulares e podem variar bastante. Ele pode trabalhar em um projeto específico ou em várias coisas ao mesmo tempo, tudo dependerá de quanto tempo e dedicação tem para se dedicar aos seus afazeres.

Caso você pretenda levar isso a sério, é importante investir em sua carreira, fazendo cursos e treinamento de aperfeiçoamento, liderança, oratória, marketing, vendas, sustentabilidade, políticas públicas, inovação, entre outros, a matéria prima com a qual um consultor trabalha é o seu próprio conhecimento.

Promova o seu trabalho na internet, trabalhar na arte do network ajudará a trazer mais clientes e fazer com que vejam indicações em suas redes sociais e de relacionamentos, deste modo estará atraindo novos públicos e expandindo os campos de atuação do seu negócio.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trabalha com o credenciamento de pessoas jurídicas que desejam se tornar consultores e instrutores. Atualmente conta com 5 mil colaboradores diretos e cerca de 9 mil consultores e instrutores credenciados. Para isso é necessário acessar o edital de Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria no portal do Sebrae. O processo acontece mediante três etapas:

  • Inscrição;
  • Habilitação;
  • Certificação de capacidade técnica.

Se você ainda tem pouco conhecimento e experiência a respeito do segmento de franshising, consulte nosso artigo sobre o que são franquias e obtenha maiores informações a respeito deste segmento que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do atual mercado.

O que um profissional de consultoria em franchising pode fazer pelo meu negócio

Consultoria em Franchising.

A consultoria no âmbito empresarial é um dos serviços que os administradores e gestores de determinada empresa contratam para ter um aconselhamento sobre práticas de funcionamento e desenvolvimento. O objetivo principal é identificar eventuais problemas no crescimento e evolução, e implantar soluções que os resolvam.

Podemos separar a consultoria em dois grupos: a consultoria interna e a externa. Confira a seguir como funciona cada uma delas:

Consultoria interna: é realizada por quem tem conhecimento de todos os procedimentos de funcionamento da empresa, por isso tem acesso as partes interessadas e é dotado de certo poder, mesmo que informal. Geralmente, esses consultores são os próprios empregados da organização, deste modo a liberdade que  têm para agir é menor.

Consultoria externa: realizada por um profissional autônomo ou vinculado a uma empresa, este tem uma larga experiência na atividade, possui maior imparcialidade para julgamento, maior aceitação, maior risco e uma baixa proximidade com stakeholders.

Consultoria em Franchising.
Duas cabeças pensam melhor do que uma.
(Foto: Reprodução)

Antes de decidir qual a empresa de consultoria, é necessário definir alguns aspectos relevantes dentro da sua situação:

1. O meu problema será resolvido com qual tipo de especialidade?
2. É melhor contratar uma empresa de consultoria da minha cidade ou de regiões mais distantes?
3. Qual é melhor: um profissional físico ou uma empresa de consultoria?
4. Devo contratar alguém que seja específico do meu assunto ou um generalista?

O empreendedor que busca um serviço de consultoria deve estar ciente desde o início que esta é uma situação que envolve mudanças, para isso o empresário deve estar de mente aberta e receptivo as eventuais críticas que surgirão. Lembre-se de que o foco desse atendimento não é apenas criticar a sua empresa, mas trazer inovações e tendências afim de impulsionar os processos que a mesma realiza diariamente de forma mais eficaz.

Separamos uma lista com as melhores fornecedoras de serviços em franchising no Brasil, para acessar basta clicar no link e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece consultoria online gratuita para quem deseja receber suporte na gestão, são diversas especialidades com as quais o departamento trabalha, como administração, questões jurídicas e de marketing, comércio exterior e finanças. Acesse o portal do Sebrae e obtenha maiores informações.

É possível reclamar um serviço de franquia ao PROCON?

Direitos e deveres do consumidor.

O PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é uma fundação que funciona com o objetivo de auxiliar questões relativas ao Poder Judiciário, está presentes em vários estados e municípios e age com o intuito de executar em âmbito estadual a proteção e defesa dos direitos do consumidor.

Inicialmente o PROCON é estabelecido pela esfera estadual por intermédio de decretos. A partir então da criação deste primeiro PROCON são fundados outros nas cidades do estado. Porém é importante ressaltar que nem todas as cidades que fazem parte de um estado possuem um estabelecimento.

Para fazer uma reclamação são necessários alguns documentos pessoais do requerente, como cópia da carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência, caso seja pessoa jurídica, cópia do contrato social e cópia simples de documentos como notas ficais, recibos, boletos, orçamentos e etc.

O prazo que o consumidor tem para reclamar de um produto ou serviço que seja durável, como prótese dentária ou eletrodomésticos é de 90 dias e para produtos e serviços não duráveis como alimentos ou excursões o prazo fica em 30 dias. Caso seja um pedido de indenização por danos de acidentes que foram causando por reincidência de produtos que afligem a saúde do consumidor, esse prazo se estende a 5 anos.

Direitos e deveres do consumidor.
PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
(Foto: Reprodução)

Conheça as situações nas quais o consumidor pode estar realizando uma reclamação:

  • Preços diferenciados em supermercado entre a gôndola e a caixa registradora;
  • Mercadorias com prazo de validade vencido;
  • Mercadorias sem prazo de validade;
  • Mercadorias expostas na vitrine sem o referido preço;
  • Preços diferentes à vista, dinheiro, cheque ou cartão de crédito;
  • Limite mínimo para a venda no cartão de crédito;
  • Produtos importados sem a devida tradução em português;
  • Postos de combustíveis sem tabela de preços;
  • Mercadorias financiadas sem explicitar o número de prestações, valor total à vista, valor total à prazo;
  • Propaganda Enganosa.

O órgão também oferece um sistema de atendimento online ao consumidor, por meio do qual é possível fazer a primeira solicitação de uma reclamação, informando as dados mais básicos da situação a construção de um processo que seja mais ágil.

O Portal do Consumidor é uma plataforma online que fornece informações ao consumidor, na qual ele pode verificar onde há um órgão de defesa mais próximo a sua residência para realizar as reclamações de forma direta. A orientação inicial é que antes de procurar um serviço de reclamação, o consumidor converse com o fornecedor, vendedor ou fabricante e faça a reclamação para tentar resolver o conflito de forma mais branda.

Confira neste link a Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

No Portal do Consumidor é possível obter a lista com todos os escritórios do PROCON espalhados pelo país, acesse clicando.

Dicas para se tornar um bom negociador

Bom negociador é convincente.

Os especialistas neste assunto afirmam que todo mundo já nasce sabendo negociar, a questão é que algumas pessoas conseguem se desenvolver a ponto de praticar essa habilidade conscientemente. Desde o momento da abordagem até o momento final de convencimento, aquele que é considerado como um negociador profissional está sempre consciente de cada ato, nada acontece por acaso ou por sorte.

Para quem é um micro ou pequeno empreendedor essa é uma habilidade extremamente necessária e útil, pois pode facilitar os processos com fornecedores e trazer novos clientes para o negócio. A negociação acontece quando as duas partes estão em desacordo ou com ideias diferentes, no entanto, é importante prestar atenção ao fato de que uma negociação não é um campo de batalha, mas um diálogo para chegar a uma resolução que seja benéfica para ambas as partes.

Se você procura sempre negociar em qualquer situação, saiba que pode se descobrir como um ótimo negociador, confira a seguir algumas características daqueles que praticam essa habilidade.

→ Bom ouvinte

Estar aberto para ouvir o que os outros têm a dizer e tentar enxergar a realidade partindo dessas novas perspectivas aumenta a capacidade que o ser humano tem para compreender o mundo e as pessoas a sua volta, para assim saber qual a melhor forma para agir mediante determinadas situações. São conhecimentos que vão se acumulando para momentos-chave da vida.

Bom negociador é convincente.
Aperto de mãos.
(Foto: Reprodução)

→ Estar pronto para o “não”

Ninguém gosta de levar uma recusa. Partindo desta ideia muitas pessoas tem medo de enfrentar pessoas ou situações que possam lhe causar algum tipo de acometimento. Essa é a prova clara que nem todos estão preparados para negociar, é preciso em primeiro lugar colocar na cabeça que o “não” como resposta é uma situação que pode ocorrer ou não, e que acontece com qualquer pessoa. O mundo não vai acabar se você for rejeitado uma vez, o fundamental é persistir.

→ Ter paciência

Não importa em que ambiente estamos inseridos, ao lidar com pessoas é extremamente importante manter a calma em certas situações. A princípio, esta pode parecer uma tarefa bastante complicada, mas se realizada com êxito é capaz de fazer qualquer projeto andar para frente. A paciência se trata basicamente de autocontrole, quando o ser humano sabe como gerenciar a si mesmo ele é capaz de se manter no controle de qualquer situação sem perder o equilíbrio.

→ Comunicação

A influência que uma mensagem vai exercer sobre quem a recebeu depende da capacidade de convencimento de quem a emitiu, ou seja, se há algum tipo de hesitação ou dúvida por parte de quem está se comunicando é bem menos provável que o interlocutor seja persuadido. Independente de qual seja o assunto, é substancial que o comunicador acredite nas informações que ele está passando, pois se ele não consegue convencer nem a si mesmo, quem dirá ao próximo.

→ Planejamento

Planejar o passo a passo de um diálogo é importante, pois caso a conversa tome rumos inesperados você estará pronto para lidar com a situação. Para isso, determine previamente como se dará o seu desempenho, coloque em pauta tudo o que achar conveniente falar. Esse processo é importante também para não chegar despreparado em uma situação e na hora principal travar, emudecer.

→ Ter sempre uma alternativa

Assim como é importante em um diálogo ter outras saídas, é recomendável que o negociador esteja preparado para uma frustração. Desta forma, ter uma alternativa reserva pode vir a calhar quando o negócio for mal sucedido. Dessa maneira o pânico da sobrecarga não desolará a mente de quem falhou em um acordo.

Se você pratica esses hábitos no momento de uma negociação, parabéns! Caso não, nunca é tarde para aprender. Exercite suas habilidades e encontre sucesso profissional!

Boa sorte!

Uma rede de franquias utiliza o mesmo CNPJ para todas as unidades?

CNPJ: serviço da Receita Federal

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é, no Brasil, um número utilizado para a identificação de uma pessoa jurídica, ele é único e intransferível.

Seu registro é feito junto a Receita Federal e abriga informações cadastrais relativas a entidades que em algum momento venham ter interesse por porta de administrações tributárias da esferas normativas brasileiras, como a União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O CNPJ é um número que deve ser informado em documentos oficiais, notas ficais, assim como também na embalagem de produtos que são industrializados. Possuir um CNPJ permite ao empresário exercer a sua atividade de modo efetivo e lícito.

CNPJ: serviço da Receita Federal
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
(Créditos da imagem: receitafederal.br.com)

O CNPJ funciona como uma identidade e nele estão contidos os seguintes dados:

→ Data de abertura.
→ Nome da empresa.
→ Título ou nome fantasia.
→ Código e descrição da atividade econômica principal.
→ Código e descrição das atividades econômicas secundárias.
→ Código e descrição da natureza jurídica.
→ Endereço e Situação cadastral.

Em um contrato de franquia é disposto que a franqueadora e a parte franqueada são inscritas sob CNPJ’s diferentes, ou seja, o empresário que deseja abrir uma franquia não deve contar com o CNPJ da marca, uma vez que este é independente e não serve para ser o CNPJ da unidade franqueada.

Caso deseje solicitar a emissão de um CNPJ acesse o site da Receita Federal do Brasil para obter maiores informações ou se direcione a algum dos seguintes estabelecimentos:

  • Delegacias da Receita Federal do Brasil.
  • Centros de Atendimento ao Contribuinte.
  • Alfândegas da Receita Federal do Brasil.
  • Delegacias da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária.
  • Inspetorias da Receita Federal do Brasil Classe Especial.
  • Delegacias Especiais de Instituições Financeiras.
  • Agências da Receita Federal do Brasil.

Assim como abrir qualquer negócio independente, as franquias também exigem determinados documentos no processo de abertura. Confira em nosso artigo qual a documentação necessária para a abertura de uma franquia.

Mitos sobre as franquias

Série de dominós caindo em efeito borboleta.

O negócio de franquias vem evoluindo nos últimos anos e alguns mitos estão sendo extinguidos, entretanto outros continuam de pé e muita gente acredita neles, o que muitas vezes faz com que o empresário caia em verdadeiras armadilhas.

Conhecer sobre o investimento em que você estará empreendendo é essencial para evitar cair em armadilhas no momento da aquisição de uma franquia. Preparamos então uma lista com alguns itens que popularmente são vistos como verdade, mas que ao revelarem sua face com o passar do tempo se tornam a ruína do investidor.

Franquias são sempre um empreendimento de sucesso

O negócio de franquias tem no Brasil uma retrospectiva ligada ao sucesso. A cada ano que se passa a quantidade de oferta de serviços e produtos para franquias aumenta, assim como novos empreendedores procurando um bom investimento.

Entretanto, é importante observar que nem sempre este será um bom modelo para quem pretende investir ou expandir, uma vez que é necessária uma gestão de total dedicação e que seja bem planejada. Mesmo as franquias tendo mais pontos positivos que negativos é necessário que o empreendedor observe quais são as suas expectativas a curto, médio e longo prazo e defina qual a disponibilidade que ele tem para se concentrar no trabalho.

Série de dominós caindo em efeito borboleta.
Acreditar em mitos pode ser um erro fatal para o negócio.
(Foto: Reprodução)

Franquia é um negócio de baixo risco

Sem dúvidas as franquias oferecem uma segurança maior ao empreendedor, pois já contém um sistema próprio de funcionamento e desenvolvimento, assim como fornecem ao gestor e a equipe treinamentos, avaliações constantes e o mais importante, a transferência do know-how.

Porém, essas vantagens apenas minimizam os riscos que o empresário enfrentaria se optasse por um negócio autônomo, o perigo permanece o mesmo e muitas vezes até mais nocivo se o investimento não for bem administrado.

Qualquer um pode se tornar um franqueado

Ser um franqueado é, ser ao mesmo tempo, o dono de um negócio e um empregado, uma vez que gerencia uma loja, mas é subordinado aos padrões estabelecidos pela franqueadora.

Por isso, para que alguém se torne um franqueado, as franqueadoras costumam criar um perfil ideal para quem deseja fazer parte do grupo, assim, se o candidato não preencher a algum dos requisitos, o mesmo não poderá obter uma franquia.

Podemos utilizar como exemplo dessa situação as condições financeiras, visto que as franquias geralmente são negócios que precisam não somente de um investimento inicial, mas de um capital de giro para manter o negócio funcionando, ou seja, se o empresário não tem essa premissa é impossível ele fazer parte deste tipo de negócio.

Apenas marcas de renome trazem sucesso garantido

Se o empresário não é capaz de divulgar e promover no mercado local a marca com a qual trabalha, é possível que ela envelheça e se torne obsoleta com o passar do tempo, caso não haja inovação na forma como os serviços e produtos são prestados.

Poder tornar-se franqueado de uma marca famosa já é uma grande vantagem frente a outros investimentos, pois grandes marca já são conhecidas pelo público, contudo é importante notar que o consumidor se mantém fiel somente até outra marca do mesmo ramo surgir no mercado.

Quem é o franqueado trabalha menos

Muitas pessoas acreditam que após adquirir uma franquia trabalharão menos do que trabalhavam antes, entretanto especialmente no início do negócio o investidor precisará se dedicar bastante e muitas vezes até “pegar no pesado”.

A natureza operacional que uma franquia tem é bem prática e objetiva, cabendo assim ao franqueado exercer uma função sempre ativa, buscando trazer melhorias e inovações com base nas avaliações que devem ser constantes e que partem das perspectivas pressupostas em um planejamento.

Devo investir todo dinheiro que tenho na franquia

Se o candidato a franqueado não tem todo o dinheiro que é necessário para abrir uma franquia e para mantê-la funcionando, é melhor nem arriscar, pois a tendência é que se afunde em mais e mais empréstimos. Nessas situações é recomendável procurar um financiamento com a própria franqueadora ou em linhas de créditos que os bancos oferecem especialmente para franquias.

Outro fator importante a se analisar dentro das condições financeiras é se o retorno do investimento é rápido e garantido. Procure estudar o prazo que a franqueadora determina para o retorno do investimento inicial e observe se ele atende as suas necessidades.

Não é preciso consultar um especialista antes de adquirir uma franquia

Antes de optar por determinada franquia é recomendável que o investir procure se comunicar com outros franqueados da mesma marca, para que desta forma ele tenha uma opinião prática sobre como funciona este negócio.

Consultar um contador e um advogado antes de assinar o contrato final também é imprescindível para que futuramente o negócio não tome rumos inesperados.

» Caso você ainda tenha dúvidas sobre como funciona uma franquia empresarial acesse nosso artigo e saiba como ter uma formação voltada para esse segmento.

Frases que motivam o empreendedor

Foco e determinação são elementos essenciais nessa busca.

A vida de um empreendedor não é das mais fáceis. Conciliar o trabalho com o pessoal é um dos grandes desafios. Preparamos então uma lista com algumas frases que podem te dar uma motivação a mais, caso esteja passando por situações fatigantes. Confira!

1. Numa cultura voltada para as inovações, como a nossa, os erros não são malvistos. A cada erro realizado, a administração não diz: “que estúpidos vocês são.” E sim: “o que nós podemos aprender com a falha?” (Lívio de Simone)

2. O cliente mudou, então está na hora de repensá-lo. Ele precisa de vendedores competentes todos os dias, não só nos dois seguintes à convenção. (Edmour Saiani)

3. A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina. (Bernardinho)

4. As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar. (Jeffrey Gitomer)

Foco e determinação são elementos essenciais nessa busca.
Frases que motivam o empreendedor na busca pelo sucesso.
(Foto: Reprodução)

5. Vencer é, apesar de tudo, que possa acreditar nas pessoas e saber que por de traz de cada ato humano, por mais difícil que alguém possa parecer, há sempre uma intenção positiva para consigo. Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos. Vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis. (Flavio Souza)

6. Vender é a arte de criar e transferir emoções, sempre causando muita satisfação em quem lhe confiou a possibilidade de prestar um serviço. (César Romão)

7. Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu. (Steve Prefontaine)

8. Oportunidade dança com aqueles que já estão no salão. (H. Jackson Brown)

9. O sucesso é um símbolo de auto-confiança. (Frank S. Cáprio)

10. O sucesso consegue-se com decisão, confiança, persistência; e não, com desânimo, indecisão, lamúrias. (Paderewski)

11. Os revolucionários e os indivíduos criativos são crianças eternas. O revolucionário não se torna adulto porque não sabe crescer, enquanto que o indivíduo criativo não se torna adulto porque não para de crescer. (Eric Hoffer)

12. A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita. (Mahatma Gandhi)

13. A persistência é o menor caminho para o êxito. (Charles Chaplin)

14. O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível. (Max Weber)

15. Só aqueles que arriscam ir longe demais podem descobrir até onde é possível chegar. (T. S. Eliot)

16. As mentes são como pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas. (Ruth Noller)

17. Quando alguém tem força para vencer a si mesmo, nasceu para grandes empreendimentos. (Henri Lacordaire)

18. Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar. (Sam Walton)

19. A diferença ente um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto o outro está procurando aprender com os seus próprios erros. (Confúcio)

20. Fracasso é sucesso se aprendermos com ele. (Malcolm Stevenson Forbes)

Tome essas frases como partida para suas ações dentro da empresa e obtenha bastante sucesso.

Boa sorte!