Como escolher um bom funcionário para gerencia a sua franquia

Quando o assunto é iniciar o próprio negócio, uma das primeiras tarefas a realizar é dividir funções e encontrar pessoal adequado para cada uma delas. Muitos empresários encontram uma grande dificuldade neste momento, pois não sabem como avaliar de maneira adequada o perfil do candidato, o que futuramente pode acabar custando bem caro.

Principalmente para quem busca alguém com um perfil de gerente, este momento de formação é bastante decisivo, pois indicará como acontecerá o desenvolvimento dos processos da empresa.

Apesar deste ser um momento que envolve um pouco de sorte na aposta, existem algumas características que se é possível observar em um candidato que tem competência e proficiência para exercer a função e atende aos seus desejos como administrador.

Para isso deve-se prestar bastante atenção aos detalhes dos currículos e da entrevista. Separamos então algumas qualidades que são recomendáveis a um profissional para gerenciar uma franquia com êxito.

Escolhendo o perfil adequado.
Analisando as possibilidades.
(Foto: Reprodução)

Antecedência

Se lembra daquela frase que diz “se quiser conhecer uma pessoa, olhe para seu passado”? Aplique-a no momento da entrevista e busque saber como foram as experiências anteriores, se houve iniciativa por parte do funcionário na criação de projetos, se ele foi demitido ou se demitiu, e por quais motivos.

Perfil adequado

Se você precisa de um gerente, por essa ser uma função que envolve muitas responsabilidades, é recomendável que procure por candidatos que comprovem uma experiência na área. É importante também que as expectativas do funcionário estejam de acordo com as da empresa, para que desta forma as contratações sejam promissoras.

Preparação para o desafio

O cargo de gerencia é sem dúvidas um dos que mais exigem responsabilidade dentro de uma empresa, uma vez que o funcionário não será responsável somente por suas ações, mas pelas ações dos funcionários subordinados a ele também.

Algumas pessoas pensam que vão entrar em um serviço e trabalhar somente o horário já pré-estabelecido, é essencial esclarecer que pode haver necessidade de trabalhos extras, visto que o cargo de gerencia demanda muito mais atribuições e tarefas.

Condições do cargo

A função de gerente é altamente determinante em uma empresa, porém não está acima do gestor, no caso, o empresário. Torna-se importante então, durante a contratação, esclarecer desde o início as atividades que cabem ao seu funcionário, para evitar futuros desentendimentos.

Utilize de dinâmicas comportamentais individuais e em grupo para analisar como cada candidato reage a situações inesperadas, esta é uma forma que foi introduzida a pouco tempo quando se trata de processos seletivos, mas vem se tornando um meio alternativo que garante mais eficiência ao observar um candidato em suas escolhas e decisões em um curto período de tempo.

Se você está começando o seu negócio agora e ainda tem dúvidas sobre como gerenciar o seu empreendimento, acesse nosso artigo e confira essas dicas que vão te ajudar a traçar um planejamento para o sucesso de sua empresa.

Deixe um comentário