Como identificar mercados não explorados em franquias

Segundo levantamento de dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o ano passado foi muito promissor para o segmento de franquias, uma vez que o setor faturou cerca de R$ 115 bilhões, ganhando quase dez mil novos estabelecimentos comerciais instalados pelo território brasileiro e gerando um crescimento nacional correspondente a 11,9%.

A franquia é um tipo de negócio onde o uma marca irá ceder ao franqueado o direito de usar seu nome, bem como seus produtos, serviços e know how em troca de pagamentos estipulados, como taxa de adesão e royalties mensais.

Este é um modelo que tem se tornado bastante popular no Brasil na última década, tanto é que, atualmente, é muito difícil encontrar uma cidade que não possua uma franquia de alguma marca.

Alguns empresários acreditam que o segredo para o sucesso não está em se investir em uma marca conhecida, que já tem sucesso e renome dentro do mercado, mas sim em mercados que ainda não foram muito explorados por outros empreendedores, pois estes se mostram mais promissores que os negócios convencionais.

Franquias que podem entrar em ascensão
Pesquisa é fundamental para encontrar os mercados que são menos explorados.
(Foto: Reprodução)

Reconhecer e apontar os setores que ainda são inexplorados dentro do mercado de franquias brasileiro não é uma tarefa nada fácil, é preciso um conhecimento que se adquire somente com a experiência de quem já atua inserido neste segmento. Por isso, preparamos uma lista com excelentes opções para facilitar a vida de quem deseja investir em algo novo, confira:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Este é um setor que somente nos últimos anos passou a atrair uma quantidade maior de projetos, porém continua sendo um mercado que tem uma carência de profissionais e empresas especializadas para prestação de determinados serviços. O Programa Nacional de Banda Larga realizou um estudo em que afirma que a demanda por serviços e produtos de TI só tende a aumentar, abrindo de tal forma o mercado de TV a cabo para companhias telefônicas em cerca de 50%.

Segundo os profissionais da área, o setor promete mais no segundo semestre deste ano após o governo colocar em prática o ajuste fiscal, possibilitando que o segmento de Tecnologia da Informação comece a crescer em questões de investimento.

Favelas

Não exatamente se tratando de mercado, mas de público, as favelas ainda são pouco exploradas para a instalação de estabelecimentos comerciais em geral. Neste ano elas começaram a serem desbravadas pelas franquias brasileiras, seja de redes odontológicas, clínicas médicas, varejo, restaurantes e bares, cursos de idiomas e informática, entre outros.

As comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo estão começando a receber pontos de franquias, o que é um excelente negócio, não só para a região que se desenvolve, mas para o franqueado que investe em um local que existe pouca ou nenhuma concorrência.

Turismo

O setor de turismo e hotelaria foi o que mais faturou no ano passado, tendo um aumento de 97,8%. A justificativa dos especialista se dá pela Copa do mundo, que trouxe diversas pessoas para visitar o nosso país e também movimentou os próprios brasileiros entre as cidades que sediaram os jogos da Copa.

No próximo ano teremos as Olimpíadas, podendo esperar que o mercado volte a se aquecer fortemente ou até mais do que no ano passado, tornando este um setor magnífico para se investir, pois a demanda de público é bem maior que a oferta das empresas.

Foodtruck

É possível encontrar os famosos carrinhos de comidas em diversas esquinas das grandes capitais, no entanto este é um tipo de negócio que ainda é bastante escasso nas cidades pequenas em regiões interioranas dos estados brasileiros.

Os que geralmente existem são negócios independentes e sem nenhuma credibilidade reconhecida. Assim, caso você pretenda investir em cidades do interior um foodtruck pode ser uma ideia próspera.

     » Abrir um negócio em franquia em princípio pode parecer um investimento simples, por conta com um modelo que já vem como todas as metodologias operacionais e de funcionamento, mas o empresário que irá tomar conta do negócio tem m papel fundamental no alcance do sucesso. Acesse nosso artigo e confira se você tem as Características essenciais para o perfil de um bom empreendedor.

Deixe um comentário