Franquias Lucrativas

Como identificar mercados não explorados em franquias

Segundo levantamento de dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o ano passado foi muito promissor para o segmento de franquias, uma vez que o setor faturou cerca de R$ 115 bilhões, ganhando quase dez mil novos estabelecimentos comerciais instalados pelo território brasileiro e gerando um crescimento nacional correspondente a 11,9%.

A franquia é um tipo de negócio onde o uma marca irá ceder ao franqueado o direito de usar seu nome, bem como seus produtos, serviços e know how em troca de pagamentos estipulados, como taxa de adesão e royalties mensais.

Este é um modelo que tem se tornado bastante popular no Brasil na última década, tanto é que, atualmente, é muito difícil encontrar uma cidade que não possua uma franquia de alguma marca.

Alguns empresários acreditam que o segredo para o sucesso não está em se investir em uma marca conhecida, que já tem sucesso e renome dentro do mercado, mas sim em mercados que ainda não foram muito explorados por outros empreendedores, pois estes se mostram mais promissores que os negócios convencionais.

Pesquisa é fundamental para encontrar os mercados que são menos explorados.
(Foto: Reprodução)

Reconhecer e apontar os setores que ainda são inexplorados dentro do mercado de franquias brasileiro não é uma tarefa nada fácil, é preciso um conhecimento que se adquire somente com a experiência de quem já atua inserido neste segmento. Por isso, preparamos uma lista com excelentes opções para facilitar a vida de quem deseja investir em algo novo, confira:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Este é um setor que somente nos últimos anos passou a atrair uma quantidade maior de projetos, porém continua sendo um mercado que tem uma carência de profissionais e empresas especializadas para prestação de determinados serviços. O Programa Nacional de Banda Larga realizou um estudo em que afirma que a demanda por serviços e produtos de TI só tende a aumentar, abrindo de tal forma o mercado de TV a cabo para companhias telefônicas em cerca de 50%.

Segundo os profissionais da área, o setor promete mais no segundo semestre deste ano após o governo colocar em prática o ajuste fiscal, possibilitando que o segmento de Tecnologia da Informação comece a crescer em questões de investimento.

Favelas

Não exatamente se tratando de mercado, mas de público, as favelas ainda são pouco exploradas para a instalação de estabelecimentos comerciais em geral. Neste ano elas começaram a serem desbravadas pelas franquias brasileiras, seja de redes odontológicas, clínicas médicas, varejo, restaurantes e bares, cursos de idiomas e informática, entre outros.

As comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo estão começando a receber pontos de franquias, o que é um excelente negócio, não só para a região que se desenvolve, mas para o franqueado que investe em um local que existe pouca ou nenhuma concorrência.

Turismo

O setor de turismo e hotelaria foi o que mais faturou no ano passado, tendo um aumento de 97,8%. A justificativa dos especialista se dá pela Copa do mundo, que trouxe diversas pessoas para visitar o nosso país e também movimentou os próprios brasileiros entre as cidades que sediaram os jogos da Copa.

No próximo ano teremos as Olimpíadas, podendo esperar que o mercado volte a se aquecer fortemente ou até mais do que no ano passado, tornando este um setor magnífico para se investir, pois a demanda de público é bem maior que a oferta das empresas.

Foodtruck

É possível encontrar os famosos carrinhos de comidas em diversas esquinas das grandes capitais, no entanto este é um tipo de negócio que ainda é bastante escasso nas cidades pequenas em regiões interioranas dos estados brasileiros.

Os que geralmente existem são negócios independentes e sem nenhuma credibilidade reconhecida. Assim, caso você pretenda investir em cidades do interior um foodtruck pode ser uma ideia próspera.

     » Abrir um negócio em franquia em princípio pode parecer um investimento simples, por conta com um modelo que já vem como todas as metodologias operacionais e de funcionamento, mas o empresário que irá tomar conta do negócio tem m papel fundamental no alcance do sucesso. Acesse nosso artigo e confira se você tem as Características essenciais para o perfil de um bom empreendedor.

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