Como identificar um bom negócio

Empreendedores estão sempre em busca de novas oportunidade de negócios. Para isso é necessário deixar sempre a curiosidade extravasar e ir em busca do novo.

Essa é um das características mais importantes que um investidor pode desenvolver: como identificar um bom negócio. Pois bons negócios não vem com uma placa de anúncio afirmando o quanto podem ser lucrativos, ao contrário, muitas vezes passam despercebidos, por isso deve-se estar sempre atento.

Essa é uma habilidade que se trabalhada mesmo a curto prazo tem a capacidade de gerar uma estabilidade financeira considerável ao empreendedor. Antes de investir em um negócio, é preciso ter a plena certeza de que essa é uma boa aposta, pois assim os riscos se tornam mínimos. Veja a seguir três questões-chave para identificar um bom negócio.

» Necessidades

Observe quais as necessidades da região na qual você pretende instalá-lo, caso a sua pretensão inicial já tenha uma grande concorrência essa pode não ser uma boa opção. Arriscar em negócios diferenciados e que ainda não se tem no mercado pode ser viável.

As pessoas precisam de diversos tipos de serviços durante o seu dia, porém algum deles se encontram muito distantes, a locomoção gera desgaste e cansaço. Investir então em negócios aos quais a comunidade não tem acesso é uma maneira eficiente de se obter sucesso, mas para isso é preciso observar qual  tipo de negócio está em baixa ou alta na sua região.

Escolhendo a melhor opção.
Analisando as finanças.
(Foto: Reprodução)

» Investimento inicial e retorno

Todo negócio prediz um investimento inicial, alguns de baixo e outros de alto custo. O empreendedor deve então analisar as suas finanças e pensar qual a melhor opção para se investir. Isso sem se afundar em dívidas ou empréstimo que podem arruinar o seu empreendimento.

Assim como o capital inicial, o retorno deste investimento também deve ser arquitetado. Observe se as margens do retorno atendem as suas expectativas como empreendedor, pois não se pode pensar em investir muito para receber pouco. Analise então o tempo que você demorará para receber o retorno e faça cálculos em bases percentuais para ver se compensa.

Riscos

Essa é a parte mais instável e técnica que um negócio pode ter: as chances de dar errado. Para começar a pensar que tal negócio seja bom é necessário que sua taxa de risco seja mínima. Lembra da primeira característica a se desenvolver? O olhar atento.

Neste momento ele continua sendo extremamente necessário para que você observe as possibilidades que o seu negócio tem para expansão, como a concorrência no seu ramo, se as empresas tem uma base sólida ou apenas picos de algum lucro.

Analise também sua própria capacidade como empreendedor: você tem conhecimento e habilidade suficientes para entrar neste ramo de negócios? E o mais importante: você terá prazer ao trabalhar nessa área? Entrar em um negócio que te causa satisfação aumenta e muito as chances de sucesso.

Para identificar uma boa oportunidade de investimento é preciso calma e cautela, para observar, registrar dados e informações e fazer uma análise de comparação entre elas, mesmo assim não será garantido que essa é uma boa oportunidade, pois depende muito do fluxo do mercado, como anda sua abrangência e capacidade.

→ As franquias podem ser uma boa opção de investimento para quem deseja entrar no mundo dos negócios. Acesso nosso artigo sobre Franquias de baixo custo e sucesso e confira mais dicas.

Deixe um comentário