Como montar uma franquia com pouco dinheiro

Quem deseja abrir um negócio próprio, mas está com pouco capital para empreender em investimento,  não precisa desistir da ideia de se tornar um empresário, uma vez que é perfeitamente possível constatar que existem hoje no mercado franquias que envolvem um baixo custo para instalação e manutenção.

Tal investimento é conhecido no mundo dos negócios como microfranquias, as quais estão em todas as áreas, como alimentação, turismo, serviços especializados, roupas, acessórios, sapatos, comunicação, educação, estética, entre diversas outras.

Geralmente o empresário de primeira viagem costuma pensar que o investimento em uma microfranquia não demanda muito trabalho, o que é apenas uma falsa impressão, pois é normal que esse tipo de negócio exija uma dedicação bem maior do que os convencionais, uma vez que o empreendedor precisará trabalhar com afinco para que sua franquia seja bem sucedida.

Apelar para o segmento de microfranquias é ideal para momentos econômicos como qual o país está passando atualmente, onde a incerteza é crescente e cada vez mais os negócios se tornam mortais. Assim, atuar tanto como funcionário como proprietário é uma boa alternativa para quem deseja que o resultado do seu negócio não dependa do empenho de terceiros.

O mercado

Dentro do setor de franquias, a quantidade de busca para investimentos cresceu no último ano cerca de 7,7%, números que são bastante animadores, tendo uma alta maior ainda quando se trata do segmento de microfranquias, número o qual não é influenciado. Este negócio é muito procurado por exigir um investimento menor que o negócio convencional e ter retorno mais rápido.

Franquias de baixo custo
Para aqueles que estão sem nenhum dinheiro os bancos possuem linhas especiais de crédito.
(Foto: Reprodução)

Para aqueles que não tem nenhum dinheiro para abrir sua empresa, bancos, como por exemplo a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, oferecem programas para financiamento de franquia com linhas especiais de crédito. Se deseja obter maiores informações não deixe de conferir nosso artigo sobre Empréstimo para abrir um franquia.

» Cuidados

Antes de investir em uma franquia faça uma auto-avaliação do seu perfil como empreendedor e se o negócio a ser escolhido se encaixa dentro das suas perspectivas para o mundo do empreendedorismo.

Caso esteja em dúvida não deixe de pesquisar, conheça a fundo todas as informações disponíveis sobre a franquia e até mesmo faça comparações com semelhantes para avaliar se o investimento vale a pena. Este é um momento em que você deverá gastar todo o tempo necessário, pois é muito importante e definirá se o seu negócio terá sucesso ou não no futuro.

Para conhecer algumas microfranquias em que você poderá estar investindo neste ano acesse nosso artigo sobre Microfranquias baratas.

Deixe um comentário