Como se tornar um Consultor de Franchising?

A carreira de consultor é uma profissão bastante flexível, podendo uma pessoa entrar para esse ramo quando quiser. Diferente das outras profissões, a consultoria não exige nenhuma certificação ou licença para o exercício pleno.

O nível de confiança e crédito que um consultor independente terá, é baseado na sua experiência e em seu know how. Mesmo sendo um negócio fácil de se iniciar, realizar a consultoria vai depender de muitos aspectos.

Um consultor precisa ter conhecimento e experiências em diversas áreas, como marketing, contabilidade, vendas, finanças e planejamento empresarial. Deste modo, ser consultor é uma profissão indicada para quem tem experiências e conhecimentos práticos em atividades da área.

Consultoria empresarial.
A consultoria em franchising é uma boa ideia para quem deseja iniciar o próprio negócio.
(Foto; Reprodução)

Um dos primeiros desafios que giram em torno dessa carreira (que soa como promissora) é a flexibilidade necessária para a atuação em diferentes lugares estando em contato com pessoas diferentes.

Por isso, ser um consultor de sucesso é somente para poucos, os quais tem um perfil diferenciado das pessoas comuns, em sua personalidade carregam traços de comunicação, dinamismo, facilidade de relacionamento e adaptação.

As tarefas que um consultor pode exercer dentro de uma empresa são bastante singulares e podem variar bastante. Ele pode trabalhar em um projeto específico ou em várias coisas ao mesmo tempo, tudo dependerá de quanto tempo e dedicação tem para se dedicar aos seus afazeres.

Caso você pretenda levar isso a sério, é importante investir em sua carreira, fazendo cursos e treinamento de aperfeiçoamento, liderança, oratória, marketing, vendas, sustentabilidade, políticas públicas, inovação, entre outros, a matéria prima com a qual um consultor trabalha é o seu próprio conhecimento.

Promova o seu trabalho na internet, trabalhar na arte do network ajudará a trazer mais clientes e fazer com que vejam indicações em suas redes sociais e de relacionamentos, deste modo estará atraindo novos públicos e expandindo os campos de atuação do seu negócio.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trabalha com o credenciamento de pessoas jurídicas que desejam se tornar consultores e instrutores. Atualmente conta com 5 mil colaboradores diretos e cerca de 9 mil consultores e instrutores credenciados. Para isso é necessário acessar o edital de Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria no portal do Sebrae. O processo acontece mediante três etapas:

  • Inscrição;
  • Habilitação;
  • Certificação de capacidade técnica.

Se você ainda tem pouco conhecimento e experiência a respeito do segmento de franshising, consulte nosso artigo sobre o que são franquias e obtenha maiores informações a respeito deste segmento que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do atual mercado.

Deixe um comentário