É viável optar pela sociedade em um negócio de franquia?

Caso você seja o sócio-investidor, é importante ser bem criterioso no momento de escolher quem será o seu sócio-administrador, pois quem sofre o maior prejuízo se alguma coisa der errado, é você.

Entretanto, é necessário observar anteriormente se a franquia a qual você pretende investir aceita parcerias, pois existem marcas que aceitam somente um dono e administrador do estabelecimento. É recomendável prestar bastante atenção nisso antes de dar o próximo passo.

Preparamos uma lista com algumas características que deve avaliar no seu possível futuro sócio para que o seu negócio seja um sucesso.

O quanto eu conheço essa pessoa?

Obviamente você não vai sair na rua procurando alguém para ser seu sócio em um empreendimento. É imprescindível que já conheça essa pessoa, seus antecedentes, seus princípios e como é a sua ética profissional. Escolher alguém da própria família não é de todo mal, uma vez que já conhece o quanto ela pode ansiar crescer com você.

Quais são suas habilidades?

Quebra-cabeça.
Parceria no trabalho.
(Foto: Reprodução)

Uma dica bastante pertinente é escolher alguém que tenha características diferentes das suas, por exemplo, se você é bom com finanças o seu sócio pode ser uma pessoa que é boa em lidar com os clientes, os funcionários e etc. As suas qualidades devem se complementar para o desenvolvimento do negócio.

Como lida com os problemas?

Uma pessoa sem foco e que perde o controle em situações de desespero, não é uma boa escolha para ser sócio. A gestão de uma empresa envolve muitos problemas em seu cotidiano, com funcionários, clientes, fornecedores e afins, por isso, analise bem como ela reage diante do imprevisto.

Após ter analisado essas característica e ter tomado a decisão final, é hora de colocar todos os assuntos necessários na mesa e esclarecê-los, não se esqueça de nenhum detalhe, pois este momento é fundamental para que ambos fiquem em acordo para eventuais problemas.

→ Tempo disponível para se dedicar ao negócio
→ Quem estará a frente do negócio
→ Quanto será o pro-labore
→ Como será a divisão dos lucros
→ Como se darão os períodos de férias
→ Divisão das tarefas: marketing, área comercial, administração financeira e de pessoas

Está pensando em entrar no ramo dos negócios e ainda tem dúvidas sobre como fazer seu investimento se tornar um sucesso? Confira em nosso artigo Como se tornar um empreendedor de sucesso.

Deixe um comentário