A importância dos meios de comunicação no meu negócio

Encontrar a melhor forma e o melhor lugar para divulgar a empresa é uma das grandes dúvidas que os empresários geralmente têm. Para se manter de uma forma competitiva no mercado, é preciso que o administrador da empresa foque no seu cliente, para isso é essencial que a mesma seja divulgada afim de atrair novos consumidores.

Para começar, temos que notar que existem dois tipos de meios comunicação:

» Meios de massa: aqueles que atingem um público em maior quantidade ao mesmo tempo, que trabalham em um sentido de mídia, como por exemplo, televisão, internet, rádio e jornais.

» Meios alternativos: aqueles que são especialmente para um público selecionado previamente e mais reduzido, como folders, panfletos, banners e etc.

Televisão

A tv como um meio midiático de massa.
Meios de comunicação.
(Foto: Reprodução)

A televisão é sem dúvidas um dos meios que são mais procurados para divulgação de produtos e serviços. Uma das suas grandes vantagens é trabalhar com o uso de som e imagem, garantindo assim a atenção do telespectador.

Outro benefício de investir neste meio é que a quantidade de pessoas que serão atingidas pela propaganda do seu produto é enorme, fazendo com que seu negócio fique bastante reconhecido.

Entretanto, esse é provavelmente o meio mais caro no que concerne a propaganda, então se você está procurando um serviço de baixo custo talvez divulgar na televisão não seja o ideal.

Internet

A internet é, atualmente, um dos melhores e mais eficientes meios que o empresário pode utilizar para anunciar, uma vez que todos os tipos de público a acessam. O Brasil atingiu o 5° lugar em um ranking de países que têm mais conexões com a internet. Quem deseja divulgar na internet deve saber qual o melhor canal ou plataforma para anunciar, encaixando-se ao perfil da sua empresa.

Caso se interesse por divulgação na internet acesso nosso artigo sobre 5 maneiras de sair na frente usando mídias sociais.

Rádio

O rádio é um meio de comunicação para quem pretende atingir determinado público, ele é muito utilizado principalmente em cidades pequenas. A vantagem do rádio é que o seu ouvinte não precisa parar de fazer suas atividades cotidianas para ouvir, diferente da televisão que exige uma atenção visual. Inserir uma propaganda no rádio geralmente não custa muito caro e precisa apenas criatividade e um bom texto para que seu anúncio seja bem recebido pelos telespectadores.

Jornal

O jornal pode ser um excelente meio de comunicação dependendo de qual público você pretende atingir, uma vez que nem todo mundo lê jornal. O principal concorrente do jornal é a internet, pois nos portais digitais as informações são atualizadas constantemente, porém a vantagem de investir em um anúncio no jornal é a credibilidade que vem com ele, esse é um documento.

⇒ Meios alternativos

Os meios de comunicação alternativos podem ser uma boa opção para quem pretende gastar pouco, com panfletos, folders e cartões. A chave é investir em artes criativas e com visuais modernos, se necessário contrate um profissional especializado para produção desse tipo de material.

A propaganda é sem dúvidas a alma do negócio, escolha qual o meio de comunicação melhor se adequada as necessidades da sua empresa e trabalhe para que os seus produtos ou serviços ganhem notoriedade. Boa sorte!

Já está no ramo dos negócios e ainda tem dúvidas sobre como fazer para que seu investimento se torne um sucesso? Confira em nosso artigo algumas dicas para quem procura êxito neste ramo tão competitivo.

Deixe um comentário