Master Franquia Regional

No Franchising, a Máster Franquia Regional é um modelo de negócio onde aquele que pretende se tornar um máster franqueado passa a ser o franqueador que organizará o desenvolvimento da rede de franquias em determinada região.

Esse é um modelo indicado para empresas de grande porte, geralmente as que pretendem se expandir internacionalmente. Este é um negócio bastante comum entre as grandes empresas que operam globalmente, assim como redes imobiliárias e de prestação de serviços.

O máster franqueado passa então a operar como franqueador, torna-se então seu dever agilizar o processo de vendas de franquias, ministrar o treinamento de gestor e da equipe e fornecer suporte ao franqueado antes, durante e depois da abertura da franquia.

Quem pretende trabalhar com o serviço de máster franqueado deve escolher com critérios minuciosos os candidatos. É recomendável que seja uma pessoa que já trabalhe com franquias e dessa forma saiba como funciona o sistema, quais são os direitos e deveres de ambas as partes e como se dá a legislação do país ou região na qual irá atuar.

Sistema de gestão de franquias.
Máster Franquia Regional.
(Foto: Reprodução)

São características imprescindíveis:

  • Habilidade com finanças
  • Prática de marketing
  • Capacidade de inovar
  • Experiência em vendas
  • Experiência em gestão

Para um empreendimento de franquias se tornar um sucesso é preciso uma sintonia entre a franqueadora e o máster franqueado, juntos, devem elaborar o que será o planejamento estratégico, analisando cada peculiaridade do território em que as franquias serão montadas, dando a elas uma possível “cara da região”.

É aconselhável que o máster possua também uma unidade própria, para desta ir acumulando experiência no segmento, assim como obter os resultados de acordo com a prática que ele mesmo elaborou. Desta forma, fica mais fácil conhecer o consumidor e se surgir uma necessidade de mudança ele estará atento.

Outro fator que reitera que este não é um negócio para principiantes está no capital inicial a ser investido, o qual é significativamente grande, uma vez que o empreendedor precisa não apenas arcar com as taxas da franquias, como também lançar a nova marca em um estado ou região.

Os negócios estão indo de vento em poupa e você acha que essa é a hora de expandir? Descubra nesse artigo como criar uma rede franqueadora a partir da sua empresa.

Deixe um comentário