O que um profissional de consultoria em franchising pode fazer pelo meu negócio

A consultoria no âmbito empresarial é um dos serviços que os administradores e gestores de determinada empresa contratam para ter um aconselhamento sobre práticas de funcionamento e desenvolvimento. O objetivo principal é identificar eventuais problemas no crescimento e evolução, e implantar soluções que os resolvam.

Podemos separar a consultoria em dois grupos: a consultoria interna e a externa. Confira a seguir como funciona cada uma delas:

Consultoria interna: é realizada por quem tem conhecimento de todos os procedimentos de funcionamento da empresa, por isso tem acesso as partes interessadas e é dotado de certo poder, mesmo que informal. Geralmente, esses consultores são os próprios empregados da organização, deste modo a liberdade que  têm para agir é menor.

Consultoria externa: realizada por um profissional autônomo ou vinculado a uma empresa, este tem uma larga experiência na atividade, possui maior imparcialidade para julgamento, maior aceitação, maior risco e uma baixa proximidade com stakeholders.

Consultoria em Franchising.
Duas cabeças pensam melhor do que uma.
(Foto: Reprodução)

Antes de decidir qual a empresa de consultoria, é necessário definir alguns aspectos relevantes dentro da sua situação:

1. O meu problema será resolvido com qual tipo de especialidade?
2. É melhor contratar uma empresa de consultoria da minha cidade ou de regiões mais distantes?
3. Qual é melhor: um profissional físico ou uma empresa de consultoria?
4. Devo contratar alguém que seja específico do meu assunto ou um generalista?

O empreendedor que busca um serviço de consultoria deve estar ciente desde o início que esta é uma situação que envolve mudanças, para isso o empresário deve estar de mente aberta e receptivo as eventuais críticas que surgirão. Lembre-se de que o foco desse atendimento não é apenas criticar a sua empresa, mas trazer inovações e tendências afim de impulsionar os processos que a mesma realiza diariamente de forma mais eficaz.

Separamos uma lista com as melhores fornecedoras de serviços em franchising no Brasil, para acessar basta clicar no link e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece consultoria online gratuita para quem deseja receber suporte na gestão, são diversas especialidades com as quais o departamento trabalha, como administração, questões jurídicas e de marketing, comércio exterior e finanças. Acesse o portal do Sebrae e obtenha maiores informações.

Deixe um comentário