Franquia Lucrativa » Franchising » Segredos de uma franquia de sucesso

Segredos de uma franquia de sucesso

A opção por uma marca famosa te trará sucesso no ramo das franquias? Veja aqui os segredos para ter uma franquia bem-sucedida.

     

O sistema de franquias tem sido uma excelente oportunidade para quem deseja expandir seus negócios. Mesmo envolvendo alguns processos burocráticos e diversas taxas, ainda continua sendo uma opção bastante procurada, por ter um retorno de rentabilidade satisfatório e por ser mais seguro que o tradicional negócio independente.

Porém se engana quem acredita que toda franquia será um sucesso, uma vez que isso não depende apenas da marca, mas sim de um conjunto de outros aspectos que giram entorno dela e que decorrem principalmente da atuação do gestor empresarial.

Qualquer produto ou serviço prestado, mesmo padronizado, jamais terá o mesmo resultado, dado que nenhum cliente é igual. Portanto, para uma franquia ser bem sucedida o fator principal a consolidar o sucesso, será o nível de envolvimento do empreendedor em seu próprio negócio, ou seja, quanto mais comprometimento nos diversos setores de sua empresa, mais chances ela tem de vigorar.

Crescimento de lucro.

Gráfico crescente.
(Foto: Reprodução)

Confira a seguir alguns segredos para você que deseja transformar a sua franquia em um negócio de sucesso.

Entender como funciona o sistema

Compreender como funciona a franquia antes de abrir é essencial para evitar futuras frustrações. É necessário primeiro conhecer o seu próprio perfil como franqueado para posteriormente descobrir em qual o tipo de segmento você se encaixa e se ele atende as suas expectativas de empreendedor.

Pelo fato de ser um sistema com um padrão já concebido, há pouca ou quase nenhuma flexibilidade sobre questões básicas como fornecedores, produtos, filosofia da empresa e etc. Sem contar as taxas que já estão também pré-estabelecidas para o pagamento da franqueadora, como taxa de franquia, taxa de propaganda, renovação anual, taxa de royalties, entre outros. Deve-se então pesquisar bastante a respeito de uma marca e quais decorrências vem com ela, antes de investir.

Ter atitude de um líder empreendedor

Apostar em uma marca que já é sucesso, é metade do caminho a percorrido, a outra metade depende de como o administrador vai se comportar mediante as situações do cotidiano. Um líder de sucesso é aquele que passa segurança para sua equipe, mas não usando meios autoritários, incentivá-la e fazer com que os funcionários pensem a respeito são atitudes fundamentais para o crescimento.

Um passo de cada vez

Entrar em uma busca indisciplinada por cada vez mais e mais pode se tornar a ruína do empresário que confunde o que é excelente com o grande. Se houver paciência, a franquia é um modelo que tende sempre a expandir, assim se o administrador conseguir aplicar as práticas interessantes do franchising e passar então a desenvolver o potencial que ela já tem de prosperar.

Se dedicar ao atendimento

Decidir por uma franquia significa saber que os clientes já conhecem o produto que você estará oferecendo, a sua chave para o êxito estará em seus diferencias, como por exemplo, a forma como a clientela é recebida e tratada em seu estabelecimento, pois caso o atendimento não seja especial é provável que o seu consumidor procure outros estabelecimentos.

Abastecimento da loja

Não deixar que faltem produtos é essencial para que o consumidor se sinta sempre satisfeito no momento do atendimento. Por exemplo, você tem uma franquia de sanduíches e nessa semana o fornecedor não trouxe o hambúrguer, o que o seu cliente irá pensar? Provavelmente não será em retornar a sua franquia novamente, uma vez que o mercado está cheio de opções.

Esses conselhos são pertinentes a qualquer segmento do franchising, portanto se você está nesse ramo siga essas dicas e obtenha sucesso.

⇒ Se ainda está em dúvida sobre qual o tipo de franquia abrir, consulte nosso artigo sobre Franquias de baixo custo e sucesso.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?

You must be logged in to post a comment.