Master Franquia Regional

Sistema de gestão de franquias.

No Franchising, a Máster Franquia Regional é um modelo de negócio onde aquele que pretende se tornar um máster franqueado passa a ser o franqueador que organizará o desenvolvimento da rede de franquias em determinada região.

Esse é um modelo indicado para empresas de grande porte, geralmente as que pretendem se expandir internacionalmente. Este é um negócio bastante comum entre as grandes empresas que operam globalmente, assim como redes imobiliárias e de prestação de serviços.

O máster franqueado passa então a operar como franqueador, torna-se então seu dever agilizar o processo de vendas de franquias, ministrar o treinamento de gestor e da equipe e fornecer suporte ao franqueado antes, durante e depois da abertura da franquia.

Quem pretende trabalhar com o serviço de máster franqueado deve escolher com critérios minuciosos os candidatos. É recomendável que seja uma pessoa que já trabalhe com franquias e dessa forma saiba como funciona o sistema, quais são os direitos e deveres de ambas as partes e como se dá a legislação do país ou região na qual irá atuar.

Sistema de gestão de franquias.
Máster Franquia Regional.
(Foto: Reprodução)

São características imprescindíveis:

  • Habilidade com finanças
  • Prática de marketing
  • Capacidade de inovar
  • Experiência em vendas
  • Experiência em gestão

Para um empreendimento de franquias se tornar um sucesso é preciso uma sintonia entre a franqueadora e o máster franqueado, juntos, devem elaborar o que será o planejamento estratégico, analisando cada peculiaridade do território em que as franquias serão montadas, dando a elas uma possível “cara da região”.

É aconselhável que o máster possua também uma unidade própria, para desta ir acumulando experiência no segmento, assim como obter os resultados de acordo com a prática que ele mesmo elaborou. Desta forma, fica mais fácil conhecer o consumidor e se surgir uma necessidade de mudança ele estará atento.

Outro fator que reitera que este não é um negócio para principiantes está no capital inicial a ser investido, o qual é significativamente grande, uma vez que o empreendedor precisa não apenas arcar com as taxas da franquias, como também lançar a nova marca em um estado ou região.

Os negócios estão indo de vento em poupa e você acha que essa é a hora de expandir? Descubra nesse artigo como criar uma rede franqueadora a partir da sua empresa.

Cursos que te ajudarão a conhecer mais o negócio de franquias

Conhecendo melhor como funcionam as franquias.

A técnica do Franchising consiste no aumento de estabelecimentos de alguma marca por meio de um contrato onde o franqueador (dono da marca) cede ao franqueado (investidor) direitos de uso da sua marca.

Este é um ramo que vem ganhando bastante notoriedade nos últimos anos, por se tratar de um investimento em um tipo de negócio que já é pré-moldado, ou seja, o empreendedor terá menos trabalho do que se fosse abrir um negócio independente.

Uma das desvantagens está relacionada a autonomia que o franqueado tem, que mesmo variando de uma rede pra outra é bastante escassa. Muitas pessoas que estão estrando no mundo do empreendedorismo ou até mesmo aqueles que já fazem parte dele, têm muitas dúvidas sobre como os franquias funcionam.

Este é um detalhe muito importante, pois é recomendável que você esteja por dentro de algo que fará parte da sua vida por anos, se preciso, converse com outros franqueados, especialistas ou acesse artigos em nossa plataforma que tratam sobre o funcionamento das franquias, confira.

» Passo a passo para abrir uma franquia
» Documentação pessoal necessária na abertura de uma franquia
» É viável optar pela sociedade em um negócio de franquia?
» Sistema de Gestão Especializado em Franquias
» Fornecedores para franquias
» Segredos de uma franquia de sucesso

Existem também outros portais na internet reconhecidos nacionalmente por prestarem serviços de suporte ao empreendedor, como o Sebrae e a ABF.

Conhecendo melhor como funcionam as franquias.
Cursos para conhecer melhor as franquias.
(Foto: Reprodução)

O Sebrae (Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece em sua biblioteca virtual conteúdos em artigos, vídeos, áudios e cursos. Nos estabelecimentos físicos distribuídos em várias cidades do Brasil são ministradas palestras a preços acessíveis para o novo empreendedor. Acesse a plataforma do SEBRAE e fique por dentro de novidades.

A ABF (Associação Brasileira do Franchising) em seu portal também fornece diversas informações voltadas particularmente às franquias. A ABF também promove convenções, congressos internacionais e exposições, além de ter uma revista sobre Franquia e Negócios. Se deseja obter mais informações acesse o Portal do Franchising.

Se você deseja conhecer mais sobre o universo das franquias acesse o nosso artigo que trata sobre o que são franquias.

A importância dos meios de comunicação no meu negócio

A tv como um meio midiático de massa.

Encontrar a melhor forma e o melhor lugar para divulgar a empresa é uma das grandes dúvidas que os empresários geralmente têm. Para se manter de uma forma competitiva no mercado, é preciso que o administrador da empresa foque no seu cliente, para isso é essencial que a mesma seja divulgada afim de atrair novos consumidores.

Para começar, temos que notar que existem dois tipos de meios comunicação:

» Meios de massa: aqueles que atingem um público em maior quantidade ao mesmo tempo, que trabalham em um sentido de mídia, como por exemplo, televisão, internet, rádio e jornais.

» Meios alternativos: aqueles que são especialmente para um público selecionado previamente e mais reduzido, como folders, panfletos, banners e etc.

Televisão

A tv como um meio midiático de massa.
Meios de comunicação.
(Foto: Reprodução)

A televisão é sem dúvidas um dos meios que são mais procurados para divulgação de produtos e serviços. Uma das suas grandes vantagens é trabalhar com o uso de som e imagem, garantindo assim a atenção do telespectador.

Outro benefício de investir neste meio é que a quantidade de pessoas que serão atingidas pela propaganda do seu produto é enorme, fazendo com que seu negócio fique bastante reconhecido.

Entretanto, esse é provavelmente o meio mais caro no que concerne a propaganda, então se você está procurando um serviço de baixo custo talvez divulgar na televisão não seja o ideal.

Internet

A internet é, atualmente, um dos melhores e mais eficientes meios que o empresário pode utilizar para anunciar, uma vez que todos os tipos de público a acessam. O Brasil atingiu o 5° lugar em um ranking de países que têm mais conexões com a internet. Quem deseja divulgar na internet deve saber qual o melhor canal ou plataforma para anunciar, encaixando-se ao perfil da sua empresa.

Caso se interesse por divulgação na internet acesso nosso artigo sobre 5 maneiras de sair na frente usando mídias sociais.

Rádio

O rádio é um meio de comunicação para quem pretende atingir determinado público, ele é muito utilizado principalmente em cidades pequenas. A vantagem do rádio é que o seu ouvinte não precisa parar de fazer suas atividades cotidianas para ouvir, diferente da televisão que exige uma atenção visual. Inserir uma propaganda no rádio geralmente não custa muito caro e precisa apenas criatividade e um bom texto para que seu anúncio seja bem recebido pelos telespectadores.

Jornal

O jornal pode ser um excelente meio de comunicação dependendo de qual público você pretende atingir, uma vez que nem todo mundo lê jornal. O principal concorrente do jornal é a internet, pois nos portais digitais as informações são atualizadas constantemente, porém a vantagem de investir em um anúncio no jornal é a credibilidade que vem com ele, esse é um documento.

⇒ Meios alternativos

Os meios de comunicação alternativos podem ser uma boa opção para quem pretende gastar pouco, com panfletos, folders e cartões. A chave é investir em artes criativas e com visuais modernos, se necessário contrate um profissional especializado para produção desse tipo de material.

A propaganda é sem dúvidas a alma do negócio, escolha qual o meio de comunicação melhor se adequada as necessidades da sua empresa e trabalhe para que os seus produtos ou serviços ganhem notoriedade. Boa sorte!

Já está no ramo dos negócios e ainda tem dúvidas sobre como fazer para que seu investimento se torne um sucesso? Confira em nosso artigo algumas dicas para quem procura êxito neste ramo tão competitivo.

Como transformar minha empresa em uma franquia?

Gestão empresarial.

Hoje em dia são vários os empresários que estão em busca de transformar a sua empresa em uma franquia, para desta forma expandir os negócios. O franchising é a melhor alternativa que os administradores encontram para aumentar o negócio sem precisar de um investimento que parta do capital próprio ou empréstimos.

Transformar um negócio em franquias é também menos arriscado do que o investidor tirar do próprio bolso o capital inicial, pois no sistema de franquia este risco fica dividido entre aqueles que se candidatam a franqueados.

Confira então o passo a passo para transformar o seu empreendimento numa rede de franquias.

Gestão empresarial.
Transformando seu negócio em franquia.
(Foto: Reprodução)

Analise como se encontra a situação legal da sua empresa.
 Elabore um planejamento sobre o  processo de formatação da franquia.
Elabore um plano de expansão da rede a curto, médio e longo prazo.
Sistematize os processos de funcionamento da empresa para os futuros franqueados.
Elabore os contratos da franquia.
Selecione novos candidatos a franqueados.
Venda da marca da franquia a investidores.

Um passo essencial para que essa mudança no formato da sua marca se concretize com sucesso, é oferecer todo apoio e suporte aos franqueados antes, durante e após a inauguração das unidades. Para isso a Associação Brasileira do Franchising oferece fundamento ao empresário nesse processo de transição.

Caso deseje, é possível encontrar mais informações no site da Associação Brasileira do Franchising. Agora que você já sabe quais as etapas, já pode começar a fazer os planos para o seu empreendimento.

Acesse o nosso artigo sobre Sistema de Gestão Especializado em Franquias e conheça as característica e propriedades que são imprescindíveis ao investidor que pretende se adentrar no mundo das franquias.

5 maneiras de sair na frente usando mídias sociais

Utilização de mídias sociais em publicidade.

Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram e vários outros nomes. As redes sociais estão presentes na vida de pessoas do mundo todo. Se usadas corretamente podem ser uma forma bastante útil de promover a sua empresa.

É por meio da promoção que o negócio irá se expandir, aumentando assim a sua base de clientes e abrindo a janela para eventuais oportunidades.

As mídias sociais propiciam uma conexão em nível global, assim, investir neste tipo de propaganda pode fazer com que alguém de outro mundo esteja precisando do tipo de serviço que você oferece se interesse.

Todo empresário sabe o quanto é importante investir em marketing, as redes sociais são uma boa opção para quem deseja gastar pouco e atingir um público grande. Conheça a seguir 5 formas que você pode estar usando as mídias sociais para promover o seu negócio.

Utilização de mídias sociais em publicidade.
Mídias sociais.
(Foto: Reprodução)
  • Escolhendo a rede

Como foi dito anteriormente, várias são as redes sociais disponíveis para a publicidade e propaganda gratuita. Deve-se então, prestar atenção em qual o tipo de rede mais se encaixa ao perfil da sua empresa. Vejamos, se você trabalha na área da música é ideal utilizar o MySpace, caso seja sobre novas tecnologias, aposte no Twitter e assim com os outros segmentos.

  • Atualizações

Se você não sabe como funciona a rede social, é hora de contratar um serviço terceirizado especializado em mídias sociais. Hoje, esses profissionais são conhecidos como Social Media e trabalham com gestão e editoração de conteúdos em plataformas digitais.

  • Posts

Essa é uma parte a ser trabalhada cuidadosamente, pois a rede social servirá para divulgar a sua empresa, entretanto não é aconselhável que fale somente de si. Procure quais os assuntos do momento se encaixam ao seu perfil e compartilhe-os. Para isso, busque sempre inovar, use notícias novas ou algo que as pessoas ainda não tiveram contato.

  • Sorteios

Os sorteios são uma grande utilidade para ganhar novos seguidores, porém é importante prestar bastante atenção na forma a qual ele é feito. A portaria n° 422 de julho de 2013 proibiu a realização de sorteios e similares que não tenham uma autorização prévia da Caixa Econômica Federal. Caso não faça isso de forma adequada, é possível que você caia em uma grande armadilha.

  • Parcerias

A internet está cheia de empresários, como você, que estão em busca de anunciar o seu negócio. Este é o momento de fazer contatos com outras pessoas que tenham interesses em comum, assim ela pode anunciar os seus produtos e vice-versa, é uma ação onde todos ganham, pois a propaganda atinge novos públicos.

Pretende entrar no ramo dos negócios, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer seu investimento se tornar um sucesso? Confira neste artigo algumas dicas para quem procura êxito nesta profissão.

É viável optar pela sociedade em um negócio de franquia?

Quebra-cabeça.

Caso você seja o sócio-investidor, é importante ser bem criterioso no momento de escolher quem será o seu sócio-administrador, pois quem sofre o maior prejuízo se alguma coisa der errado, é você.

Entretanto, é necessário observar anteriormente se a franquia a qual você pretende investir aceita parcerias, pois existem marcas que aceitam somente um dono e administrador do estabelecimento. É recomendável prestar bastante atenção nisso antes de dar o próximo passo.

Preparamos uma lista com algumas características que deve avaliar no seu possível futuro sócio para que o seu negócio seja um sucesso.

O quanto eu conheço essa pessoa?

Obviamente você não vai sair na rua procurando alguém para ser seu sócio em um empreendimento. É imprescindível que já conheça essa pessoa, seus antecedentes, seus princípios e como é a sua ética profissional. Escolher alguém da própria família não é de todo mal, uma vez que já conhece o quanto ela pode ansiar crescer com você.

Quais são suas habilidades?

Quebra-cabeça.
Parceria no trabalho.
(Foto: Reprodução)

Uma dica bastante pertinente é escolher alguém que tenha características diferentes das suas, por exemplo, se você é bom com finanças o seu sócio pode ser uma pessoa que é boa em lidar com os clientes, os funcionários e etc. As suas qualidades devem se complementar para o desenvolvimento do negócio.

Como lida com os problemas?

Uma pessoa sem foco e que perde o controle em situações de desespero, não é uma boa escolha para ser sócio. A gestão de uma empresa envolve muitos problemas em seu cotidiano, com funcionários, clientes, fornecedores e afins, por isso, analise bem como ela reage diante do imprevisto.

Após ter analisado essas característica e ter tomado a decisão final, é hora de colocar todos os assuntos necessários na mesa e esclarecê-los, não se esqueça de nenhum detalhe, pois este momento é fundamental para que ambos fiquem em acordo para eventuais problemas.

→ Tempo disponível para se dedicar ao negócio
→ Quem estará a frente do negócio
→ Quanto será o pro-labore
→ Como será a divisão dos lucros
→ Como se darão os períodos de férias
→ Divisão das tarefas: marketing, área comercial, administração financeira e de pessoas

Está pensando em entrar no ramo dos negócios e ainda tem dúvidas sobre como fazer seu investimento se tornar um sucesso? Confira em nosso artigo Como se tornar um empreendedor de sucesso.

Fornecedores para franquias

Negociações.

Quando o assunto é rede de fornecedores para franquias, é importante prestar bastante atenção, pois essa questão deve ser avilada cuidadosamente para que a estrutura da franquia não seja comprometida, uma vez que o o fornecimento de produtos e serviços é uma das bases.

Algumas franquias precisam de apenas um fornecedor para o suprimento da linha completa de produtos, já outras precisam ter um número maior de fornecedores na sua lista, é nesse momento então que o desenvolvimento da rede deve ser minucioso.

Negociações.
Escolhendo a sua rede de fornecedores.
(Foto: Reprodução)

Há redes franqueadoras que trabalham com o fornecimento homologado, onde o seu papel é aprovar e indicar um fornecedor, mas cabe ao franqueado a decisão, uma vez que é ele quem lida com o consumidor final.

Existem também as franquias que oferecem não somente a marca, mas como também o produto, assim a relação dos negócios fica somente entre a franqueadora e o franqueado.

Porém, boa parte das franqueadoras é quem determina como se dará o vínculo do franqueado com os fornecedores.

No estágio de negociações, é recomendável que ambas as partes deixem claro questões como prazos de contrato, expectativas de volume de compras por período, eventuais oportunidades para novos negócios ou mudanças, entre outros.

A chave para o sucesso é a cooperação mútua, uma vez que ambos saem beneficiados nesse tipo de negócio. A Associação Brasileira do Franchising disponibiliza em seu site uma lista de fornecedores cadastrados e credenciados que o investidor pode estar consultando.

Se você deseja entrar para o mundo das franquias e ainda está em dúvida sobre em que apostar confira neste artigo algumas características de um bom negócio e como identificá-las. Aprenda como ser um investidor observador e estar atento a todas as oportunidades.

Sistema de Gestão Especializado em Franquias

Planejamento estratégico.

Uma quantidade considerável de empresas nos últimos anos se atentaram e optaram pela a oportunidade do franchising, uma estratégia que tem se mostrado bastante viável e com retorno. Entretanto, investir em uma franquia não significa necessariamente sucesso e lucro, é necessário um planejamento minucioso com estratégias, metas e objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazo.

Planejamento e Marketing

É importante que o franqueador faça uma avaliação do seu negócio observando e analisando as áreas em que já atua e quais pretende se inserir, pois assim pode aumentar as chances de sucesso e diminuir os riscos.

Empreender no franchising pede um planejamento que vise principalmente o longo prazo, buscando sempre inovar e se adaptar as condições e desafios do mercado.

Planejamento estratégico.
O planejamento é essencial.
(Foto: Reprodução)

Após ter elaborado o projeto de franchising é hora de trabalhar em cima do markentig, da publicidade da e propaganda. O cliente de toda franquia é o seu franqueado, assim é necessário que ele seja convencido que a marca na qual está investindo tem valor e é promissora.

Planejar o marketing é então uma tarefa importante para a motivação dos novos franqueados. Consultar aqueles que já se tornaram franqueados sobre campanhas de publicidade é uma boa ideia também para quem está começando.

O sistema operacional

Essa é sem dúvida a parte mais importante de todas, mas que é resultado do planejamento e do marketing. Este é o momento da ação, o sistema operacional envolve todos os processos que circulam dentro de uma franquia, com compras e vendas de produtos, equipamentos e serviços.

Quando o sistema operacional é compacto, propicia uma satisfação a todos que nele estão envolvidos, como clientes, franqueados e franqueadores. Assim se mostra a relevância de definir tais fatores anteriormente, como por exemplo, os fornecedores.

É aconselhável que se tenha unidades próprias além das franqueadas para que o franqueador observe e avalie como se opera e desenvolve o planejamento, analisando também os resultados obtidos para saber em que investir mediante as reações do mercado.

Gestão da equipe

É impossível em qualquer local de trabalho não haver ocasionalmente algum tipo de conflito, pois se trata de pessoas, cada uma age e reage de uma forma diferente diante das situações. Neste momento se ressalta então a importância de um administrador que tenha um espírito de liderança para saber guiar a sua equipe e ter consistência para resolver os problemas.

O franqueador deve também estar sempre aberto a ouvir as críticas e sugestões que os seus franqueados tem, não com um caráter deliberativo, mas sim consultivo. O Sebrae oferece a quem se interesse um serviço de atendimento online onde é possível conversar com um especialista e esclarecer eventuais dúvidas, acesse o site.

Caso você esteja pensando em abrir um novo negócio, mas ainda está em dúvida sobre no que investir, conheça em nosso artigo como funcionam as franquias, um tipo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Como escolher um bom funcionário para gerencia a sua franquia

Escolhendo o perfil adequado.

Quando o assunto é iniciar o próprio negócio, uma das primeiras tarefas a realizar é dividir funções e encontrar pessoal adequado para cada uma delas. Muitos empresários encontram uma grande dificuldade neste momento, pois não sabem como avaliar de maneira adequada o perfil do candidato, o que futuramente pode acabar custando bem caro.

Principalmente para quem busca alguém com um perfil de gerente, este momento de formação é bastante decisivo, pois indicará como acontecerá o desenvolvimento dos processos da empresa.

Apesar deste ser um momento que envolve um pouco de sorte na aposta, existem algumas características que se é possível observar em um candidato que tem competência e proficiência para exercer a função e atende aos seus desejos como administrador.

Para isso deve-se prestar bastante atenção aos detalhes dos currículos e da entrevista. Separamos então algumas qualidades que são recomendáveis a um profissional para gerenciar uma franquia com êxito.

Escolhendo o perfil adequado.
Analisando as possibilidades.
(Foto: Reprodução)

Antecedência

Se lembra daquela frase que diz “se quiser conhecer uma pessoa, olhe para seu passado”? Aplique-a no momento da entrevista e busque saber como foram as experiências anteriores, se houve iniciativa por parte do funcionário na criação de projetos, se ele foi demitido ou se demitiu, e por quais motivos.

Perfil adequado

Se você precisa de um gerente, por essa ser uma função que envolve muitas responsabilidades, é recomendável que procure por candidatos que comprovem uma experiência na área. É importante também que as expectativas do funcionário estejam de acordo com as da empresa, para que desta forma as contratações sejam promissoras.

Preparação para o desafio

O cargo de gerencia é sem dúvidas um dos que mais exigem responsabilidade dentro de uma empresa, uma vez que o funcionário não será responsável somente por suas ações, mas pelas ações dos funcionários subordinados a ele também.

Algumas pessoas pensam que vão entrar em um serviço e trabalhar somente o horário já pré-estabelecido, é essencial esclarecer que pode haver necessidade de trabalhos extras, visto que o cargo de gerencia demanda muito mais atribuições e tarefas.

Condições do cargo

A função de gerente é altamente determinante em uma empresa, porém não está acima do gestor, no caso, o empresário. Torna-se importante então, durante a contratação, esclarecer desde o início as atividades que cabem ao seu funcionário, para evitar futuros desentendimentos.

Utilize de dinâmicas comportamentais individuais e em grupo para analisar como cada candidato reage a situações inesperadas, esta é uma forma que foi introduzida a pouco tempo quando se trata de processos seletivos, mas vem se tornando um meio alternativo que garante mais eficiência ao observar um candidato em suas escolhas e decisões em um curto período de tempo.

Se você está começando o seu negócio agora e ainda tem dúvidas sobre como gerenciar o seu empreendimento, acesse nosso artigo e confira essas dicas que vão te ajudar a traçar um planejamento para o sucesso de sua empresa.

Documentação pessoal necessária na abertura de uma franquia

Hora de assinar os papéis.

As franquias estão em alta nos últimos anos, apostar em uma pode ser então a saída para quem deseja fazer um investimento em um negócio que conta com um poderoso mecanismo para se expandir.

→ Acesse nosso artigo para conhecer mais sobre o que são franquias?

Após ter passado por todas as etapas do processo de abertura, serão exigidos alguns documentos para assinar o contrato final. Conheça a seguir quais são eles:

Hora de assinar os papéis.
Assinando documentos.
(Foto: Reprodução)

→ RG
→ CPF
→ Comprovante de residência
→ Dados bancários
→ Imposto de renda
→ Antecedentes criminais
→ SPC e Serasa

Se você ainda está em dúvidas sobre o processo de abertura, confira nosso artigo sobre o Passo a passo para abrir uma franquia.

Em casos de maiores dúvidas, é sempre recomendável que procure o franqueado para eliminação de suas questões. Também é interessante que observe com frequência o portal online da franquia onde deseja se filiar.

Um negócio requer muita atenção e disposição para o aprendizado, principalmente se você é novato no ramo. Portanto, procure identificar seus problemas e encontrar medidas que possam ser relevantes para seu crescimento profissional e estrutural.

As franquias são ótimas opções de negócio, mas sempre necessitarão de observação e cautela quanto a sua administração, informe-se sempre e jamais tome decisões baseadas em dúvidas pessoais, procure um responsável pela marca.